Aula de Música

As aulas de música tem por objetivo apresentar a música na Educação Infantil como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e da inserção da criança, contribuindo para a sua aprendizagem e sociabilidade. A criança desenvolve os sentidos desde que nasce e um dos papéis da escola é proporcionar situações em que ela possa explorar e desenvolver todos os sentidos harmonicamente.

Devem-se proporcionar oportunidades para que a criança aprenda a ouvir o mundo. No entanto, pouco se tem feito no sentido de desenvolver com as crianças hábitos de ouvir; a educação tem-se descuidado da compreensão auditiva. É fundamental na Educação Infantil, o resgate das cantigas de roda, estas são importantíssimos recursos pedagógicos. Através delas é possível cultivar tradições que passam de geração a geração.

É preciso evidenciar também, que o movimento através da música, é um fator importante no desenvolvimento cognitivo e afetivo, pois ele permite essa integração da qual fazem parte os sentimentos da criança. Todos os aspectos do desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor, estão intimamente interligados, tornando-se difícil dizer que a música é importante nesse ou naquele aspecto, pois a música é alegria expressa em sons no coração e na vida de todos.

Neste trabalho, ao analisar a importância da música na educação procuramos demonstrar a capacidade que ela possui de influenciar a criança, podendo tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, resgatando a música, como um bem cultural, de todos os cidadãos.