Capoeira

A capoeira é uma atividade prática, que enfoca movimentos corporais. Através da atividade com a capoeira a criança poderá facilmente familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, envolvendo todas as partes do mesmo.


As práticas da capoeira fortalecem a integração dos envolvidos, auxilia na ampliação das qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico.


No trabalho de capoeira com as crianças, podemos perceber uma melhoria nas relações interpessoais, equilibrando e promovendo a auto-estima.


Pelo ritual da capoeira é possibilitado o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças, contribuindo com a formação de indivíduos mais críticos, criativos e autônomos.


Uma das grandes lições que a capoeira encerra, é a questão do aprender fazendo. Tudo que aprendemos na capoeira acontece por uma experimentação prática que aponta para uma relação democrática entre educandos e educadores.